domingo, 24 de novembro de 2013

Bolo de Laranja e Nozes

Pessoalmente não gosto muito de bolos de laranja, acho básicos demais, não sei, não gosto! No entanto, faço várias vezes bolos de laranja porque é o bolo que o meu pai mais gosta!
Este é um bocadinho diferente de um bolo de laranja normal, tem o toque da noz que, para mim, faz toda a diferença. A própria textura do bolo é diferente de um bolo básico de laranja. Fica mais pesado, mais molhado. Aconselho-vos a experimentar! 




Ingredientes:
2 laranjas
2 ovos
200 mL de óleo
250 g de farinha
350 g de açúcar (usei apenas 300g)
1 colher de sopa de fermento em pó
80 g de miolo de noz moído (usei aos pedaços)

Calda:
Sumo de 1 laranja grande ou 2 pequenas
90g de açúcar

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Lave as laranjas, corte-lhes as extremidades, depois corte-as ao meio, retire as pevides e corte em pedaços para um liquidificador (com a casca).
Junte também os ovos e o óleo, ligue o liquidificador e deixe bater bem.
Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e o fermento. Adicione a mistura da laranja, bata muito bem e junte depois o miolo de noz, continue a bater mais um pouco.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos.

Entretanto, prepare a calda: deite o sumo de laranja para um tacho com o açúcar, leve ao lume e deixe ferver. Logo que comece a ferver conte 2 minutos e desligue o lume.

Quando o bolo estiver cozido (teste com um palito), desenforme e regue com a calda. Deixe arrefecer totalmente e decore a gosto (por exemplo com nozes e açúcar em pó).
















Bom Apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário