terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bolo-Rei


A primeira receita de Dezembro tinha que estar relacionada com o Natal, obviamente. E quando pensamos em doces de Natal, o que nos vem logo à cabeça é o bolo-rei. Não é que seja dos meus doces natalícios preferidos, mas lá em casa é coisa que nunca pode faltar na mesa! :) 
Esta é uma receita bem simples, que encontrei no Receitas Fáceis e Saborosas. Penso que normalmente as pessoas têm ideia que bolo-rei é complicado fazer, mas pode não ser assim tão complicado, nem tão trabalhoso como se pensa. Confirmem :)





Ingredientes:
400 gr de farinha
Raspa de 1 laranja média
85gr de manteiga (à temperatura ambiente)
85gr de açúcar
2 Ovos inteiros (à temperatura ambiente)
20gr de fermento de padeiro
6 Colheres de sopa, de vinho do Porto
6 Colheres de sopa, de leite morno
200gr de frutos secos (pinhões, nozes, passas)
Frutas cristalizadas, para decorar q.b
3 Torrões de açúcar, para decorar o bolo 
4 Rodelas de ananás de conserva (só usei uma, cortada a meio)
Compota de maçã, ou mel para pincelar o bolo por cima para que fique brilhante (usei mel)


Preparação:
Dissolva o fermento de padeiro no leite morno. Misture tudo com as mãos, menos os frutos secos, amasse bem até ter uma massa elástica, faça uma bola e desenhe com o dedo uma cruz na massa, tape com um pano e deixe levedar meia hora (eu deixei uma hora, convem que a massa cresça até ao dobro). Passado este tempo misture os frutos, unte uma superfície de ir ao forno com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha, com a massa faça o formato de bolo rei, coloque a uma lata vazia enrolada em papel de alumínio no centro para que a massa não cole no centro (pode utilizar a lata do ananás) , decore com as frutas, o ananás e extra pinhões e nozes, leve ao forno a 180º durante meia hora (vá vigiando para que não coza demais) Retire e pincele o bolo com a compota ou mel, coloque os torrões de açúcar.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário