quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rissóis (de Carne)

Fazendo um à parte dos doces, hoje trago-vos a receita dos meus rissóis. Requerem um bocadinho de tempo e paciência (eu faço-os sempre com a minha mãe e em maiores quantidades, para depois não fazer tão cedo eheh), assim custa menos! =) Desta vez fizemos cerca de 90 unidades! 

E é complicado explicar tudo muito direitinho, mas vou tentar ser o mais explícita possível, para que aqueles que nunca fizeram rissóis em casa consigam entender bem como se fazem e pôr mãos à obra! =D
Não há melhor que uns rissóis caseiros feitos a nosso gosto!

Deixo-vos a receita do meu recheio (de carne), no entanto, podem fazer a vosso gosto, mais leite, menos leite... mais farinha, menos farinha.. mais pimenta, mais sal, é como acharem melhor! É uma questão de irem provando e irem vendo como vos agrada mais, que é o que eu faço, nem sempre faço igual. E, por isso, essa parte é mais para terem uma orientação. =)











(Para cerca de 30 rissóis)


Recheio
Ingredientes:
250g de carne picada
30g da farinha
60 mL de leite
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 embalagem de polpa de tomate
1 folha de louro
sal q.b.
pimenta q.b.
salsa q.b.
azeite q.b.
pimento q.b. (usei menos de 1/4, umas 2 tirinhas)

Preparação:
Faça o refogado: Coloque numa panela a cebola picada, o louro, os alhos (picados), o pimento partido em bocadinhos e o azeite e deixe alourar um pouco. 
Adicione a carne picada e deixe cozinhar. Junte a polpa de tomate, a farinha e o leite e deixe cozinhar mais um pouco, mexendo sempre. Tempere a gosto com sal, pimenta e salsa. Desligue o lume e reserve.



Massa
Ingredientes:
2 chávenas de água
2 chávenas de farinha 
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de margarina (cerca de 100g)

ovos e pão ralado q.b. (cerca de 3/4 ovos e meio pacote e pão ralado)

Preparação:
Num tachinho deite a água, o sal e a margarina e leve ao lume. Logo que ferva, deite a farinha e vá mexendo até fazer uma bola, tire do lume (sem deixar criar crosta) e em cima da mesa dê mais umas voltas e bata bastante com a massa na mesa. Estenda a massa sobre a mesa (sem colocar farinha para polvilhar!!) e corte círculos de tamanho a gosto (existem já formas próprias para cortar rissóis, se não tiverem, façam com um copo por exemplo, com o diâmetro que desejarem). Coloque um pouco de recheio em cada circulo e dobre a meio, pressione bem em toda a volta onde a massa une, para que não abra. Faça o mesmo para os outros circulos e reserve até fazer o mesmo com todos.
Para aproveitar mais a massa, quando acabar, aproveite os restos de massa entre os cortes, volte a massa-la um pouco e estenda, volte a cortar circulos, e assim sucessivamente até acabar a massa.


Passe todos os rissóis, um a um, por ovo batido e posteriormente por pão ralado.
Acondicione em sacos (pode já colocar em porções separadas), com cuidado, porque ainda estão frescos, e congele.























Bom Apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário