quinta-feira, 10 de abril de 2014

Folar da Páscoa

Com a Páscoa a aproximar-se, não podia deixar de partilhar o meu folar, que é coisa que nunca falta na mesa de Páscoa cá em casa. 

Sou natural de uma zona em que, felizmente, a Páscoa ainda se celebra com bastante tradição. Ainda vamos a casa uns dos outros "beijar a cruz", comer pão-de-ló, folar, amêndoas... e beber um vinho do Porto. E acho piada. Dá sempre para socializar com os vizinhos e amigos que às vezes não se vêem tantas vezes como queríamos.
E claro está, com a tradição ainda viva desta forma, há sempre uns quantos petiscos que se fazem sempre todos os anos. O folar não foge à regra... e eu gosto tantoo! Adoro torrar uma fatia e comer com manteiga =)



(A minha versão é sem os tradicionais ovos cozidos, até porque ninguém cá em casa gosta, mas se quiserem podem acrescentar)








(Adaptado daqui, do blog "A casa da gigis")

Ingredientes: 
250 mL de leite morno
1 saqueta de fermento de padeiro
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha 
1 colher de café de anis
1 colher de café de canela
80g de manteiga amolecida
1 colher de café de sal
1 1/2 colheres de sopa de vinho do Porto 
raspa de uma laranja

1 gema (para pincelar no final)


Preparação:
Coloque a farinha numa taça, abra uma cavidade no meio e junte o fermento dissolvido previamente com o leite, e todos os restante ingredientes (ovo, açúcar, anis, canela, manteiga, sal, vinho do Porto e raspa da laranja).
Misture tudo bem e trabalhe bem a massa até esta se descolar da taça. (se necessário, acrescente mais um pouco de farinha).
Faça uma bola com a massa na taça, cubra com um pano húmido, e deixe levedar até a massa dobrar de volume. (umas duas horas)
Passado esse tempo, coloque a massa em cima da bancada/mesa polvilhada com um pouco de farinha e amasse mais um pouco. Faça uma bola (mais para o achatada, que cresce bastante!) e pincele com uma gema. 
Leve ao forno a 180ºC durante, aproximadamente, 40 minutos.














Bom Apetite!

2 comentários:

  1. A páscoa para mim é mesmo isto!!!
    Comer folar estar com a familia:)

    Não ligo nada as amêndoas mas um folar assim como o teu lindo e delicioso como 1 sozinha eheheheh

    Beijoca (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é o folar e o pão-de-ló húmido... vai mesmo um sozinha ahah =D

      Eliminar