segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pão de aveia e mel

Tal como prometido no facebook, hoje trago-vos a receita deste pão que eu achei maravilhoso! Encontrei a receita no Bakingdom e tive logo que experimentar, gostei muito do resultado, é um pão adocicado óptimo para acompanhar ao pequeno almoço :) 




Ingredientes:
380 g de farinha
80g de flocos de aveia
1 pacote de fermento de padeiro
½ colher de chá de sal
250 ml de leite
60 ml de água quente
2 colheres de sopa de manteiga
60 ml de mel

Para a "cobertura":
2 colheres de sopa de mel (aquecido)
2 colheres de sopa de flocos de aveia

Preparação:
Numa taça misture a farinha, aveia, fermento e o sal.

Aqueça o leite (o suficiente para derreter a manteiga, mas que não ferva), adicione a manteiga e misture até derreter completamente. À parte, misture a água com o mel, e adicione a mistura do leite à água com o mel.

Adicione esta mistura à taça inicial da farinha, e bata (com os ganchos) durante aproximadamente 10 minutos. Se após 5 minutos de bater a massa estiver ainda muito pegajosa coloque uma colher de sopa de farinha, se estiver muito seca, adicione uma colher de chá de leite.

Coloque a massa numa taça e deixe levedar durante 1 hora, ou até dobrar de volume.

Depois de levedada a massa, coloque-a em cima de uma superfície polvilhada com farinha e com as mãos estique a massa e forme um rectângulo. Enrole a massa como se estivesse a fazer um rolo e coloque-a numa forma de pão, forrada com papel vegetal, e deixe levedar mais meia hora. (Usei duas formas mais pequenas, daquelas de alumínio descartáveis)


Pincele a massa com o mel e polvilhe com as sementes de aveia, leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante aproximadamente 40 minutos.






Bom Apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário