segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mexidos ou Formigos

Já venho tarde para o resto das minhas sugestões de Natal, mas ainda venho a tempo de as sugerir para a noite de passagem de ano! Por aqui os doces são mais ou menos os mesmos (e sempre por minha conta =P)


Os mexidos (ou formigos) são uma das minhas sobremesas preferidas nesta época, adoro adoro! E apesar de ter uma receita pela qual me guio sempre, nunca faço exactamente igual, e vocês também podem alterar... com mais ou menos açúcar, mais ou menos pão, os frutos secos que quiserem... com a experiência também se vão apercebendo de como gostam mais! Há quem faça com água, e há quem faça com leite, eu pessoalmente prefiro com leite, mas mais uma vez, é ao gosto do freguês =)






Ingredientes:
1 litro de água ou leite (faço sempre com leite)
4-5 pães secos (é importante que seja pão de uns 2 ou 3 dias atrás)
200g de açúcar
3 colheres de sopa de mel (coloco sempre mais um bocadinho)
1 cálice de vinho do Porto
1 pau de canela
1 casca de limão
3 gemas
nozes, pinhões, sultanas q.b.

Preparação:
- Coloque a água a ferver com o açúcar, o mel, limão e canela;
- Adicione o pão partido aos pedaços e deixe levantar fervura durante mais ou menos 5 minutos;
- Retire a canela e a casca e limão e triture a mistura do pão com a varinha mágica;
- Coloque os frutos secos e o vinho do Porto. Mexa bem;
- Adicione as gemas, previamente misturadas, mexendo sempre;
- Retire do lume e coloque em taças/numa travessa. Polvilhe com canela em pó e decore a gosto.








Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário