sexta-feira, 6 de março de 2015

Castanhas de Ovos

Sou uma grande fã de doces conventuais, e as castanhas doces há muito tempo que andavam debaixo de olho! Fui acumulando ovos biológicos cá em casa (tinha imensooos!), pelo que foi a altura ideal para me deliciar com estas tentações =)

Estão com um aspecto mais caseiro (não tenho jeitinho nenhum para estas coisas), mas o sabor está lá... e são caseiras logo, para mim, são melhores!! =)








Para 14 castanhas de ovos
(Receita da revista "Cozinha Semanal Tradicional", de Março de 2015)

Ingredientes:
250g de açúcar
3-4 gotas de aroma de baunilha (na receita original tem uma pitada de baunilha em pó)
17 gemas

Preparação:
- Num tacho coloque o açúcar, a baunilha e 15 gemas, leve ao lume, mexendo sempre cum uma vara de arames, sem nunca a levantar do fundo do tacho, até atingir ponto de estrada(passe uma colher no fundo do tacho, de um lado ao outro, se formar uma estrada que deixa o fundo visível, foi atingido o ponto de estrada);
- Retire do lume, coloque num prato polvilhado com açúcar e deixe arrefecer completamente;
- Numa bancada polvilhada com farinha, molde um rolo com a massa e retire pequenas porções. Molde bolinhas e dê-lhes a forma de castanhas;
- Transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal, e pincele com as duas gemas que sobraram (batidas levemente);
- Leve ao forno a 250ºC, na parte mais alta, até dourarem. (No meu forno foram uns 15 minutos, mas convém estarem atentos!)







Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Olá :)....
    Adoro castanhas de ovos :)..... Estrondoso aspecto e fantástica sugestão!!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. As castanhas de ovos são um dos doces que eu mais gosto. Estas, ficaram com um aspecto maravilhoso.
    bjns

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!
    :)
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar